Pós-Graduação Prevenção e Tratamento de Feridas

feridas

Logo_Endorsed_by_EWMA_PRINT

Este Curso de Pós-Graduação é certificado pela EWMA (European Wound Management Association).

post-it pg feridas

8ª Edição

Coordenadores

Enf.º Júlio Veríssimo

Enquadramento

A complexidade e variedade do universo da prevenção e tratamento de feridas oferece-nos, na actualidade, um leque variado de temáticas que podem ser alvo de estudo e investigação por parte dos profissionais da área da Saúde, em geral, e da Enfermagem em particular.

Atendendo à notória necessidade de formação dos Enfermeiros relativamente à correcta avaliação e adequada intervenção no âmbito do tratamento das feridas e à necessidade de uma prática baseada na evidência científica por parte destes profissionais que têm, no decurso da sua intervenção, responsabilidades na decisão sobre os tratamentos de feridas, a Escola S. Francisco das Misericórdias disponibiliza uma oferta formativa que visa proporcionar aos Enfermeiros formação de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional que contribua para a excelência do atendimento assistencial e apoio à pessoa com alterações da integridade cutânea, melhorando a qualidade de vida tanto dos doentes como da família.

Objectivo Geral

Capacitar os Enfermeiros com competências técnicas e humanas específicas e adequadas ao cuidado holístico e autónomo da pessoa com ferida, com base no conhecimento científicamente fundamentado e actual.

Objectivos Específicos

Disponibilizar um corpo de conhecimentos que contribuam para a tomada de decisão dos Enfermeiros e que fundamentem a sua prática no que respeita à prevenção e tratamento de feridas.

Reflectir sobre as experiências da prática clínica, analisando decisões e identificando resultados à luz de dados provenientes da evidência científica.

Estimular os Enfermeiros a mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de pós-graduação para a sua prática clínica, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.

Fomentar a investigação em Enfermagem no âmbito da prevenção, intervenção e opções terapêuticas das feridas.

Incentivar a participação dos Enfermeiros em projectos científicos na área do tratamento de feridas.

Plano de Estudos

• Anatomofisiologia da pele e processo de cicatricação.
  • Fundamentos no tratamento de feridas segundo o acrónimo TIME.
  • Úlcera de pressão.
  • Feridas agudas.
  • Pé diabético.
  • Úlcera na perna.
  • Queimaduras.
  • Feridas malignas.
  • Dor e Feridas.
  • Nutrição e feridas.
  • Metodologias de Investigação.
  • Estágio/Projecto de campo

Workshops

• Oxigénio hiperbárico (Visita ao Centro de Medicina Sub-Aquática e Hiperbárica)
  • Estomaterapia.
  • Terapia compressiva.
  • Terapia Tópica Negativa.
  • Suturas.
  • Desbridamento Cortante.
  • Terapias alternativas.
  • Dor e Feridas.

O Curso tem a duração de 1 ano, 750 horas totais, 30 ECTS.

Período de Funcionamento

Quinzenalmente à 5ª e 6ª Feira das 17h30 às 21h30 e Sábado das 9h30 às 18h30

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Cartaz Feridas apoios

Patrocínio:

Logo Hartmann

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

*(Este Curso de Pós-Graduação só funciona com um número mínimo de 20 participantes).

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós Graduada, por favor envie-nos o seu E-mail para posgrad@esesfm.pt.

De acordo com a legislação em vigor, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra Instituição ou serviço.

"Agradeço este momento de aprendizagem, que foi para mim um crescimento fundamentalmente pessoal e que concerteza terá reflexo na minha vida profissional.
Estou grata a esta Escola desde o Curso de Enfermagem que, terminei com orgulho, há 30 anos."

3º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria