Curso de Licenciatura em Enfermagem ESESFM

Informação de Candidaturas - Ano lectivo 2019/2020

Aviso que altera o ciclo de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem

Aviso nº 12741/2019, de 8 de Agosto de 2019, alteração do Ciclo de Estudos da Licenciatura em Enfermagem

Acreditação do Ciclo de Estudos pela A3ES

Acreditação do Ciclo de Estudos

Processo de Bolonha

Relatório de Concretização do Processo de Bolonha

Relatório de Concretização do Processo de Bolonha Adenda 2011

Relatório de Concretização do Processo de Bolonha Adenda 2013

Curso de Licenciatura em Enfermagem

licenciatura 2019 siteA Enfermagem ESESFM, conta com quase 70 anos de experiência, tendo sido fundada em 1950!

São marca ESESFM, o ensino de qualidade, a confiança e inovação, com elevada taxa de empregabilidade!

A ESESFM, tem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), desde 2008, certificado em conformidade com a Norma NP EN ISO 9001:2015.

As competências a adquirir no processo formativo na ESESFM, conferem a formação científica, técnica, humana e cultural, no âmbito da prestação, investigação e gestão de cuidados de enfermagem gerais, à pessoa ao longo do seu ciclo de vida, à família, grupos e comunidade, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.

No término da formação, o licenciado ESESFM, é um ENFERMEIRO, com as competências do enfermeiro de cuidados gerais, definidas pela Ordem dos Enfermeiros!

A licenciatura em Enfermagem ESESFM, com 8 semestres (4 anos), é desde sempre, marcada pelo ENSINO EM ALTERNÂNCIA, a partir do 1º Ano. Aos períodos teóricos sucedem as experiências clínicas em contextos de prestação de cuidados, relativas às temáticas desenvolvidas na teoria!

A ESESFM tem múltiplos protocolos com instituições de saúde do sector público, privado e social, onde a receptividade e acolhimento ao estudante ESESFM, em prática clínica, e o recrutamento do licenciado ESESFM são uma realidade!

Saídas Profissionais

Os licenciados ESESFM podem desenvolver a sua actividade profissional nos sectores público, privado (Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas, Empresas, Escolas, Centros de Idosos, entre outros) e social, e ainda em regime de exercício liberal.

Taxa de Empregabilidade

Empregabilidade 2018

Condições de Acesso

Regime Geral

Podem candidatar-se à Licenciatura, os estudantes que preencham as seguintes condições:

> Ter aprovação num curso de Ensino Secundário ou habilitação legalmente equivalente;

> Ter realizado, no ano 2017, 2018, 2019, um dos conjuntos de provas de ingresso:

- Biologia e Geologia ou

- Matemática e Biologia e Geologia ou

- Português e Biologia e Geologia

> Ter classificação mínima na prova de ingresso de 95 pontos (escala 0-200)

> Ter classificação mínima na nota de candidatura de 100 pontos (escala 0-200)

Regime de Mudança de Par Instituição/Curso

Mudança de par instituição/curso é o acto pelo qual um estudante se matrícula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele em que em anos lectivos anteriores, realizou uma inscrição, tendo havido ou não interrupção da inscrição num curso superior. A candidatura realiza-se nos termos do Regulamento em vigor.

Concurso Especial para Estudantes Internacionais

Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Licenciatura em Enfermagem, que abrange o estudante que não possua nacionalidade portuguesa, excetuando-se as situações previstas na legislação em vigor. A candidatura realiza-se nos termos do Regulamento em vigor.

Concurso Especial para Titulares de Cursos Superiores

Concurso especial de acesso ao ensino superior do estudante que comprove a titularidade do grau académico possuído, e satisfaça os pré-requisitos do Grupo A. A candidatura realiza-se nos termos do Regulamento em vigor.

Concurso Especial para Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica

Concurso especial de acesso ao ensino superior do estudante que seja titular de Diploma de Especialização Tecnológica. A candidatura realiza-se nos termos do Regulamento em vigor.

Concurso Especial para titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional

Concurso especial de acesso ao ensino superior do estudante que seja titular de Diploma de Técnico Superior Profissional. A candidatura realiza-se nos termos do Regulamento em vigor.

Regime de Reingresso

Reingresso é o acto pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos na ESESFM, volta a matricular-se na mesma instituição e inscreve-se no mesmo curso ou naquele que o tenha sucedido. A candidatura realiza-se nos termos do Regulamento em vigor.

Maiores de 23 Anos

Podem candidatar-se para a realização das provas os candidatos que reúnam as seguintes condições:

> Tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro de 2018

> Não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior.

> Comprovativo da realização do pré-requisito do grupo A

Candidaturas

Documentação necessária

> Boletim de Candidatura

> Cartão de Cidadão

> Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) emitida em 2019

Vagas

A ESESFM irá admitir 70 estudantes para o próximo ano lectivo. Serão constituídas duas turmas de 35 estudantes cada, com ínicio em Setembro de 2019 e Março de 2020, respectivamente.

Plano Curricular

Secretaria da ESESFM

Telefone : 217120913

E-mail: esesfm@esesfm.pt

"Agradeço este momento de aprendizagem, que foi para mim um crescimento fundamentalmente pessoal e que concerteza terá reflexo na minha vida profissional.
Estou grata a esta Escola desde o Curso de Enfermagem que, terminei com orgulho, há 30 anos."

3º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

logos site rodapé