Pós-Graduação em Enfermagem de Saúde Familiar - CANDIDATURAS A DECORRER!

Candidaturas até 23 de Janeiro de 2020

Início previsto do curso: 3 de fevereiro de 2020

Curso e-learning!

Sessões em ambiente e-learning em formato assíncrono (horas de contacto geridas pelo próprio estudante).

Sessões em ambiente e-learning em formato síncrono (vídeo conferências agendadas com os estudantes]

Período de Funcionamento: Modalidade e-learning (horários flexíveis e ajustados à sua disponibilidade).

Enquadramento

Com a finalidade de desenvolver, no Enfermeiro, competências que permitam cuidar da Família como unidade de cuidados, a Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias, tem a decorrer o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem de Saúde Familiar.

A Família constituiu-se como uma unidade básica de construção emocional da Pessoa, transformando-a num ser racional e social com necessidades expressas de afeto e de construção de laços de proximidade.

Para compreender a família como unidade, é fundamental entendê-la como grupo que tem uma identidade própria, perceber a sua organização, conhecer a sua dinâmica de relações e interações com o meio e compreender as transformações que nela ocorrem em resultado das mudanças sociais e estruturais que a afetam.

A compreensão da estrutura, funcionalidade e processos de desenvolvimento das famílias permitirá uma prática específica e adequadamente direcionada para a capacitação funcional face às exigências do seu ciclo vital. Nesse sentido, é fundamental capacitar os Enfermeiros de um corpo de conhecimentos e de competências, que os mobilize para a compreensão dos fenómenos relativos às questões da saúde familiar e que lhes permita autonomia no planeamento de cuidados, nomeadamente, na tomada de decisão em processos de avaliação e intervenção familiar.

Objectivos

• Compreender os referenciais e fundamentos teóricos da Enfermagem de Família.
  • Desenvolver uma visão sistémica do funcionamento familiar.
  • Adquirir conhecimentos que capacitem os Enfermeiros para a tomada de decisão no processo de avaliação e intervenção familiar, especialmente nos processos de transição de especial complexidade.
  • Integrar os Modelos de Avaliação e Intervenção Familiar na praxis como garantia do desenvolvimento de boas práticas.
  • Perspetivar situação de especial complexidade formulando respostas adequadas aos processos de transições familiares.

Plano de Estudos

• Enfermagem de Saúde Familiar: Referenciais sociopolíticos e epistemológicos

• A Família como Unidade de Cuidados
  • Ciclo Vital do Indivíduo inserido na Família

• Modelos e Técnicas de Avaliação e Intervenção Familiar

Comunicação, Interação e Intervenção Sistémica

Duração/ECTS

33 ECTS.

Período de Funcionamento

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Emolumentos

Candidatura

€50,00

€160,00 x 10 meses

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós-Graduada, por favor envie-nos o seu e-mail para posgrad@esesfm.pt.

De acordo com a legislação, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra instituição ou serviço.

"Sou melhor por vossa causa. Obrigada!"

logos site rodapé