Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto

Queres uma oportunidade profissional na área do desporto?

Aproveita a parceria com o Sporting Clube Portugal e faz o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto.

com estagio em contexto

6ª Edição

Inicio: 19 de Janeiro de 2018

Candidaturas: Até 30 de Novembro de 2017

Horário de Funcionamento: Sextas-Feiras e Sábados das 9h30 às 18h30

Local: Rua de Santa Marta nº 56, 1169-023 Lisboa, Portugal

Curso desenvolvido em parceria com Sporting Clube de Portugal

Enquadramento

Enfermagem no DesportoO Cuidar em Enfermagem, assume um rosto único e singular: a Globalidade.

As novas fronteiras do desenvolvimento no domínio científico de Enfermagem, são caracterizadas pela necessária afirmação do profissional, como um relevante actor social. É também, no espaço social, que se vai tornando evidente a abrangência e a imprescindibilidade do Cuidar enquanto suporte ao harmonioso desenvolvimento dos projectos de vida de cada cidadão.

Por não ser possível conceber um apoio subsidiário às respostas humanas, sem olhar a Pessoa como um todo e sem a enquadrar num determinado contexto, considerou-se como um desafio e uma valiosa oportunidade, o desenvolvimento de uma formação vocacionada para as intervenções de Enfermagem no âmbito do Desporto.

O atleta não é uma máquina, mas uma Pessoa; e, enquanto Pessoa, persegue objectivos de excelência e eficácia, cujo sucesso depende da sua dimensão física mas, também de múltiplas variáveis, as quais deverão ser consideradas, a fim de, neste contexto, projectar o Homem no seu Todo, no seu sonho de Ser mais.

A Enfermagem tem, em ambiente desportivo, muitas especificidades e uma complexidade que é apenas compreensível com adequada preparação técnico-científica. Apesar disso, é uma área pouco explorada no nosso país, pelo que, face às grandes transformações que se vêm registando no panorama da saúde e do desporto, tanto em Portugal como nos diferentes contextos internacionais, esta é, sem dúvida, uma área promissora no que respeita à intervenção em Enfermagem mas, também, à investigação neste domínio científico, com resultados vantajosos para todos os agentes desportivos.

Objectivos:

• Contextualizar a história da Enfermagem no Desporto.
  • Compreender o papel do enfermeiro durante o exame desportivo.
  • Perceber de que forma as doenças orgânicas e metabólicas influenciam a prática desportiva.
  • Identificar lesões desportivas na infância, no jovem adulto e no adulto e a actuação do Enfermeiro na prevenção, tratamento e recuperação da lesão.
  • Conhecer os fármacos legais e não legais na prática desportiva, para sabr actuar e avaliar em caso de doping.
  • Perceber o que são e quais são as substâncias ergogénicas na prática desportiva.
  • Promover, planear e elaborar um plano nutricional saudável e equilibrado para o atleta e conhecer os seus principais erros alimentares.
  • Identificar e desenvolver diferentes estratégias de intervenção: ao nível do apoio psicológico do atleta e sua família; ao nível da sexualidade e ao nível da gestão da carreira desportiva, de forma a melhorar o desempenho e as competências pessoais dos atletas.
  • Compreender de que forma a cultura, a religião, os mitos, as crenças e os preconceitos influenciam a prática desportiva.
  • Desenvolver competências para melhorar a intervenção do Enfermeiro em situações de emergência, durante a prática desportiva e o seu papel durante a época desportiva.
  • Compreender as leis do jogo para poder actuar em conformidade.

Plano de Estudos

UC 1 Enfermagem no Desporto I
UC 2 Treino desportivo
UC 3 Nutrição e Farmacologia na prática desportiva
UC 4 Abordagem sócio-psicológica na Prática Desportiva
UC 5

Cinesiologia

UC 6 Enfermagem no Desporto II
UC 7 Emergências na prática desportiva (SBV + DAE)
UC 8 Prática Clínica em contexto desportivo

Duração

O Curso tem a duração de 1 ano, 300 horas de contacto (inclui 100h de prática clínica), com um total de 750 horas, 30 créditos.

Período de Funcionamento

Sextas-Feiras e Sábados das 9h30 às 18h30.
Peridiocidade mista (Semanal/Quinzenal)

Destinatários

Enfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse na área do Desporto. Poderão também inscrever-se candidatos possuidores de outras licenciaturas, que fundamentem a sua presença na Pós-Graduação.

Documentos necessários à candidatura:

• Fotocópia do Certificado de Licenciatura
  • Curriculum Vitae resumido (Modelo Europeu)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade (ou outros documentos identificativos)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão da Ordem dos Enfermeiros (Nacional)
  • 1 Fotografia tipo passe (com fundo branco).

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

*(Este Curso de Pós-Graduação só funciona com um número mínimo de 20 participantes).

bt candidatura candidatura-pos-graduacao

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós Graduada, por favor envie-nos o seu E-mail para posgrad@esesfm.pt

De acordo com a legislação em vigor, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra Instituição ou serviço.

"Muito obrigada por todos os valores que transmitiram,
Por tudo o que me ensinaram!
Graças a esta grande Escola, hoje, sou mais e melhor!"

Tânia Santos