Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto

Queres uma oportunidade profissional na área do desporto?

Aproveita a parceria com o Sporting Clube Portugal e faz o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto.

com estagio em contexto

6ª Edição

Inicio: 8 de Setembro de 2017

Candidaturas: Até 31 de Agosto de 2017

Resultados: 1 de Setembro de 2017

Matriculas: 4 e 5 de Setembro de 2017

Horário de Funcionamento: Sextas-Feiras e Sábados das 9h30 às 18h30

Local: Rua de Santa Marta nº 56, 1169-023 Lisboa, Portugal

Curso desenvolvido em parceria com Sporting Clube de Portugal

Enquadramento

Enfermagem no DesportoO Cuidar em Enfermagem, assume um rosto único e singular: a Globalidade.

As novas fronteiras do desenvolvimento no domínio científico de Enfermagem, são caracterizadas pela necessária afirmação do profissional, como um relevante actor social. É também, no espaço social, que se vai tornando evidente a abrangência e a imprescindibilidade do Cuidar enquanto suporte ao harmonioso desenvolvimento dos projectos de vida de cada cidadão.

Por não ser possível conceber um apoio subsidiário às respostas humanas, sem olhar a Pessoa como um todo e sem a enquadrar num determinado contexto, considerou-se como um desafio e uma valiosa oportunidade, o desenvolvimento de uma formação vocacionada para as intervenções de Enfermagem no âmbito do Desporto.

O atleta não é uma máquina, mas uma Pessoa; e, enquanto Pessoa, persegue objectivos de excelência e eficácia, cujo sucesso depende da sua dimensão física mas, também de múltiplas variáveis, as quais deverão ser consideradas, a fim de, neste contexto, projectar o Homem no seu Todo, no seu sonho de Ser mais.

A Enfermagem tem, em ambiente desportivo, muitas especificidades e uma complexidade que é apenas compreensível com adequada preparação técnico-científica. Apesar disso, é uma área pouco explorada no nosso país, pelo que, face às grandes transformações que se vêm registando no panorama da saúde e do desporto, tanto em Portugal como nos diferentes contextos internacionais, esta é, sem dúvida, uma área promissora no que respeita à intervenção em Enfermagem mas, também, à investigação neste domínio científico, com resultados vantajosos para todos os agentes desportivos.

Objectivos:

• Contextualizar a história da Enfermagem no Desporto.
  • Compreender o papel do enfermeiro durante o exame desportivo.
  • Perceber de que forma as doenças orgânicas e metabólicas influenciam a prática desportiva.
  • Identificar lesões desportivas na infância, no jovem adulto e no adulto e a actuação do Enfermeiro na prevenção, tratamento e recuperação da lesão.
  • Conhecer os fármacos legais e não legais na prática desportiva, para sabr actuar e avaliar em caso de doping.
  • Perceber o que são e quais são as substâncias ergogénicas na prática desportiva.
  • Promover, planear e elaborar um plano nutricional saudável e equilibrado para o atleta e conhecer os seus principais erros alimentares.
  • Identificar e desenvolver diferentes estratégias de intervenção: ao nível do apoio psicológico do atleta e sua família; ao nível da sexualidade e ao nível da gestão da carreira desportiva, de forma a melhorar o desempenho e as competências pessoais dos atletas.
  • Compreender de que forma a cultura, a religião, os mitos, as crenças e os preconceitos influenciam a prática desportiva.
  • Desenvolver competências para melhorar a intervenção do Enfermeiro em situações de emergência, durante a prática desportiva e o seu papel durante a época desportiva.
  • Compreender as leis do jogo para poder actuar em conformidade.

Plano de Estudos

UC 1 Enfermagem no Desporto I
UC 2 Treino desportivo
UC 3 Nutrição e Farmacologia na prática desportiva
UC 4 Abordagem sócio-psicológica na Prática Desportiva
UC 5

Cinesiologia

UC 6 Enfermagem no Desporto II
UC 7 Emergências na prática desportiva (SBV + DAE)
UC 8 Prática Clínica em contexto desportivo

Duração

O Curso tem a duração de 1 ano, 300 horas de contacto (inclui 100h de prática clínica), com um total de 750 horas, 30 créditos.

Período de Funcionamento

Sextas-Feiras e Sábados das 9h30 às 18h30.
Peridiocidade mista (Semanal/Quinzenal)
Componente teórcia: setembro - dezembro
Componente Prática Clinica: janeiro - julho (integra alguns seminários teóricos mensais)

As horas de prática clínica decorrem no período de "época desportiva". O acompanhamento de atletas em diferentes modalidades será harmonizada com as responsabilidades laborais dos enfermeiros.

Destinatários

Enfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse na área do Desporto. Poderão também inscrever-se candidatos possuidores de outras licenciaturas, que fundamentem a sua presença na Pós-Graduação.

Documentos necessários à candidatura:

• Fotocópia do Certificado de Licenciatura
  • Curriculum Vitae resumido (Modelo Europeu)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade (ou outros documentos identificativos)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão da Ordem dos Enfermeiros (Nacional)
  • 1 Fotografia tipo passe (com fundo branco).

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

*(Este Curso de Pós-Graduação só funciona com um número mínimo de 20 participantes).

bt candidatura candidatura-pos-graduacao

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós Graduada, por favor envie-nos o seu E-mail para posgrad@esesfm.pt

De acordo com a legislação em vigor, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra Instituição ou serviço.

"Muito obrigada por todos os valores que transmitiram,
Por tudo o que me ensinaram!
Graças a esta grande Escola, hoje, sou mais e melhor!"

Tânia Santos