Pós-Graduação em Enfermagem em Neonatologia

shutterstock 50320807 tamanhosite

1. Candidaturas: Até 31 de Dezembro de 2017
  2. Início Previsto: Janeiro de 2018

Os avanços da ciência e a constante melhoria dos cuidados de saúde permitem, atualmente, a sobrevivência de recém-nascidos cada vez mais prematuros ou doentes.

As Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, tendo como missão a prestação de cuidados de elevada complexidade dirigidos ao recém-nascido vulnerável, requerem Enfermeiros capacitados e atualizados em termos das competências científicas, técnicas e relacionais para melhor identificarem as necessidades do neonato e da família e para melhor concretizarem um trabalho multi e transdisciplinar.

A formação na área da Enfermagem de Neonatologia permite a reflexão sobre as práticas em uso e a análise crítica sobre as evidências cientificas que fundamentam o conhecimento atual.

Objetivos

• Compreender a importância dos cuidados neonatais no sistema de saúde, aos três níveis de prevenção
  • Desenvolver competências cientificas, técnicas e relacionais nas áreas dos cuidados especiais e intensivos ao neonato vulnerável, comunicação e apoio aos pais/família e trabalho em equipa
  • Desenvolver uma abordagem de análise crítica perante situações complexas e dilemas éticos, em neonatologia.

Unidades Curriculares do Plano de Estudos

1. Cuidados Intensivos Neonatais: Conceitos e Perspetivas – 2 ECTS
  2. Prática Baseada na Evidência – 3 ECTS
  3. Ética e Deontologia, no contexto dos Cuidados Intensivos Neonatais – 2 ECTS
  4. Reanimação e Ventilação em Neonatologia – 4 ECTS
  5. Fisiologia e Patologia Neonatal – 3 ECTS
  6. Abordagens terapêuticas especificas em Neonatologia – 3 ECTS
  7. Ambiente e Desenvolvimento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – 3 ECTS
  8. Questões da Parentalidade em Neonatologia – 3 ECTS
  9. Cuidados Continuados e Paliativos Peri e Neonatais – 4 ECTS
  10. Preparação para o regresso a casa e recursos da comunidade – 3 ECTS

Destinatários

Enfermeiros licenciados, com manifesto interesse na área da Neonatologia.

Observações:

Certificado de pós-Graduação em Enfermagem de Neonatologia: Obriga ao cumprimento de 200h de contacto com realização das avaliações – 30 ECTS

Há a possibilidade de realizar módulos autónomos com carga horária de 25 horas de contacto (ECTS variáveis) com avaliação, dos pontos 4 a 9 do Plano Curricular, a que corresponderá um Certificado de Formação Avançada em Enfermagem de:

• Reanimação e Ventilação em Neonatologia – 4 ECTS
  • Fisiologia e Patologia Neonatal – 3 ECTS
  • Abordagens terapêuticas especificas em Neonatologia – 3 ECTS
  • Ambiente e Desenvolvimento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais – 3 ECTS
  • Questões da Parentalidade em Neonatologia – 3 ECTS
  • Cuidados Continuados e Paliativos Peri e Neonatais – 4 ECTS

O Curso tem a duração de 1 ano.

Período de Funcionamento

Quinzenalmente: 6ª Feira das 17h30 às 21h30 e Sábado das 9h00 às 18h00.

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

"Agradeço este momento de aprendizagem, que foi para mim um crescimento fundamentalmente pessoal e que concerteza terá reflexo na minha vida profissional.
Estou grata a esta Escola desde o Curso de Enfermagem que, terminei com orgulho, há 30 anos."

Rita Adanjo
3º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria