Pós-Graduação em Enfermagem Nefrológica e Técnicas Dialíticas - 6ª Edição

com estagio em contexto

Este Curso de Pós-Graduação funciona na modalidade b-learning.

Início: 17 de Novembro de 2017

Candidaturas: Até 31 de Outubro de 2017

Resultados: 2 de Novembro de 2017

Matrículas: 6 e 7 de Novembro de 2017

Horário: b-learning (modalidade online e presencial)

Local: Rua de Santa Marta nº 56, 1169-023 Lisboa, Portugal (módulos presenciais)

Enquadramento

P1261039Num mundo em constante mudança, surge o curso de pós-graduação em Enfermagem e Técnicas Dialíticas, como uma oportunidade de todos os Enfermeiros aprofundarem os seus conhecimentos nesta área.

Importa que, pelo desenvolvimento das competências profissionais, o Enfermeiro se torne perito na área dos Cuidados à Pessoa com alteração da função renal.

A Enfermagem nefrológica reflecte os grandes avanços tecnológicos das últimas décadas e apresenta, como tal, grandes desafios ao Enfermeiro que pretenda desenvolver a sua dinâmica profissional nesta área.

A realidade, em permanente mutação sócio-cultural e de modelos de organização dos Cuidados de Saúde, torna crucial a abordagem da Pessoa com patologia renal, tanto em ambiente de cuidados agudos, como de cuidados de continuidade, cuidados de reabilitação ou cuidados paliativos. Sempre, no entanto, com o objectivo de proporcionar elevados padrões de qualidade de vida.

Após a Pós-Graduação, o Enfermeiro deverá ter desenvolvido competências para:

• Obter um elevado grau de satisfação nos cuidados de enfermagem prestados.
  • Promover a readaptação funcional e colaborar na promoção de cuidados de enfermagem de excelência.
  • Abordar holisticamente a criança, o adulto e o idoso, com alterações da função renal, de acordo com os estadios, agudo, crónico e/ou terminal da doença.
  • Intervir nos vários níveis de prevenção, entre os cuidadores de saúde primários, diferenciados e continuados.
  • Utilizar conhecimentos de enfermagem profundos sobre as respostas adaptativas no indivíduo com alteração do padrão de função renal, em terapêutica de substituição, da função renal, prestando cuidados de enfermagem que maximizem o autocuidado e a readaptação funcional, promovendo a máxima qualidade de vida alcançável.

Plano Curricular

> Vivência do Doente Renal - abordagem dos aspectos psico-sociais, nutricionais, de integração e reabilitação do doente renal.
> Pesquisa e Investigação - abordagem das metodologias de investigação, aspectos bioéticos e epidemiológicos da doença renal.
> Qualidade e Gestão de Risco - abordagem dos aspectos relacionados com segurança e saúde no trabalho, gestão de risco, gestão da qualidade e gestão de recursos e equipamentos.
> Modalidades de Tratamento - abordagem das diferentes terapêuticas de substituição da função renal (hemodiálise, diálise peritoneal, transplante e tratamento conservador), acessos vasculares e peritoneais e tratamento do doente renal pediátrico.
> Doente Renal em Situação Crítica - abordagem ao doente renal crítico e às técnicas dialíticas contínuas.

O Estágio Prático é realizado em Instituições de saúde públicas ou privadas, de referência na doença renal, sendo constituído por 100 horas de contacto que devem ser realizadas no máximo em seis semanas.

As aulas presenciais irão decorrer previsivelmente ao Sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com sessões intercaladas a cada 2/3 semanas (calendário a divulgar oportunamente).

O Curso tem a duração de 1 ano, 750 horas totais (30 ECTS).

Período de Funcionamento

b-learning (modalidade online e presencial).

Destinatários

Enfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse na área da Enfermagem Nefrológica.

Documentos necessários à candidatura:

• Fotocópia do Certificado de Licenciatura
  • Curriculum Vitae resumido (Modelo Europeu)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade (ou outros documentos identificativos)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão da Ordem dos Enfermeiros (Nacional)
  • 1 Fotografia tipo passe (com fundo branco).

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

*(Este Curso de Pós-Graduação só funciona com um número mínimo de 20 participantes).

bt candidatura candidatura-pos-graduacao

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós Graduada, por favor envie-nos o seu E-mail para posgrad@esesfm.pt

De acordo com a legislação em vigor, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra Instituição ou serviço. Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

"Obrigada por fazerem de mim uma melhor pessoa e uma Enfermeira completa!"

Patrícia Dias