Pós-Graduação em Cuidados Paliativos

Candidaturas: Até 30 de Novembro de 2017

Enquadramento

cuidados_paliativos.jpg

"A dinâmica dos Cuidados Paliativos traduz-se na prevenção e alívio do sofrimento, através da identificação dos sinais de dor e sua abordagem proficiente, mas também, pela identificação e abordagem de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual". OMS, 2009.

O Conselho da Europa afirmava que a obrigação de respeitar e promover a dignidade de uma pessoa doente, em fase final da sua vida, deriva da inviolabilidade dessa mesma dignidade humana, em todos os estádios do mesmo processol vital. Este respeito e protecção expressam-se pela disponibilização de um ambiente adequado, permitindo a cada ser humano viver com dignidade até o momento da morte.

A complexidade dos processos vividos por uma pessoa, exige, por assim dizer, que os cuidadores assumam a lógica da multi e interdisciplinariedade, e que igualmente se assumam como pessoas genuinamente atentas aos sentimentos de quem vive o processo de morte como condição para uma proximidade empática. Os cuidadores são pessoas e, enquanto tal, susceptíveis de vivências, também elas complexas e de sofrimento, quando no contacto quotidiano com a morte e o luto alheios.

Estudos actuais desenvolvidos neste domínio inferem que uma formação específica cria melhores condições técnicas e pessoais, nos profissionais, para lidarem com o sofrimento e a angústia dos doentes e seus familiares, assim como em relação a si próprios, nomeadamente na gestão da frustração e do desgaste emocional que estas situaçõesm desencadeiam.

Este curso de Pós-Graduação propõe uma abordagem que permite aos profissionais, não só o aprofundamento teórico, mas também a compreensão dos mecanismos psicofisiológicos e psicológicos quando é sentida a necessidade de fazer face ao stress, à dor e à angústia sentidos ao cuidar pessoas na fase final de vida.

É necessário Cuidar de quem Cuida.

Através desta Pós-Graduação, espera-se a aquisição de competências para:

• Compreender os princípios e valores dos cuidados paliativos no sistema de saúde.
  • desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas da comunicação, do controlo sintomático, apoio à família e trabalho em equipa, nas variantes da criança e do adulto.
  • Desenvolver uma abordagem de análise crítica perante situações complexas e dilemas éticos, em cuidados paliativos, nas variantes da criança e do adulto.
  • Aperfeiçoar competências de investigação em cuidados paliativos.
  • Facilitar o desenvolvimento pessoal como estratégia de gestão do sofrimento em cuidados paliativos.

Plano Curricular

Unidades Curriculares

> Cuidados Paliativos: Realidades e desafios, considerações ético deontológicas e de gestão
> Controlo Sintomático (Inclui Suporte Espiritual)
> Comunicação, Apoio à Família e Processo de Luto
> Cuidados Paliativos Pediátricos
> Investigação e Formação em Cuidados Paliativos
> Teoria e Prática da Relação de Ajuda
> Teoria e Prática de Relaxamento
> Desenvolvimento Pessoal
> Psicodrama Profissional
Total 200 ECT'S

O Curso tem a duração de 1 ano, 750 horas totais (30 ECTS).

Período de Funcionamento

Quinzenalmente: 6ª Feira das 17h30 às 21h30 e Sábado das 9h30 às 18h30.

Destinatários

Licenciados na área da saúde com manifesto interesse em Cuidados Paliativos.

Documentos necessários à candidatura

• Fotocópia do Certificado de Licenciatura
  • Curriculum Vitae resumido (Modelo Europeu)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade (ou outros documentos identificativos)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão da Ordem dos Enfermeiros (Nacional)
  • 1 Fotografia tipo passe (com fundo branco).

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

*(Este Curso de Pós-Graduação só funciona com um número mínimo de 20 participantes).

Curso desenvolvido em parceria com o Departamento de Psicologia e Sociologia da Universidade Autónoma de Lisboa.

bt candidatura candidatura-pos-graduacao

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós Graduada, por favor envie-nos o seu E-mail para posgrad@esesfm.pt

De acordo com a legislação em vigor, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra Instituição ou serviço.

"Muito obrigada por todos os valores que transmitiram,
Por tudo o que me ensinaram!
Graças a esta grande Escola, hoje, sou mais e melhor!"

Tânia Santos