Pós-Graduação Prevenção e Tratamento de Feridas: Abordagem Enfermagética | Candidaturas a decorrer!

feridas 7º Encontra-se a decorrer o período de candidaturas para a 7ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Prevenção e Tratamento de Feridas: Abordagem Enfermagética.

7ª Edição

Candidaturas: Até 30 de Agosto

Início: 14 de Setembro de 2017

Resultados: 4 de Setembro de 2017

Matrículas: 5, 6 e 7 de Setembro de 2017

Horário de Funcionamento: Quinzenalmente à 5ª e 6ª Feira das 17h30 às 21h30 e Sábado das 9h00 às 18h00

Local: Rua de Santa Marta nº 56, 1169-023 Lisboa, Portugal

Este Curso de Pós-Graduação é certificado pela EWMA (European Wound Management Association).

post-it pg feridas

Período de Funcionamento: Quinzenalmente 5ª e 6ª Feiras das 17h30 às 21h30 e Sábado das 9h30 às 18h30

Local: Rua de Santa Marta nº 56, 1169-023 Lisboa, Portugal

Logo_Endorsed_by_EWMA_PRINT

Coordenadores

Enf.º Júlio Veríssimo e Enf.ª Susana Gaspar

Enquadramento

Feridas

A complexidade e variedade do universo da prevenção e tratamento de feridas oferece-nos, na actualidade, um leque variado de temáticas que podem ser alvo de estudo e investigação por parte dos profissionais da área da Saúde, em geral, e da Enfermagem em particular.

Atendendo à notória necessidade de formação dos Enfermeiros relativamente à correcta avaliação e adequada intervenção no âmbito do tratamento das feridas e à necessidade de uma prática baseada na evidência científica por parte destes profissionais que têm, no decurso da sua intervenção, responsabilidades na decisão sobre os tratamentos de feridas, a Escola S. Francisco das Misericórdias disponibiliza uma oferta formativa que visa proporcionar aos Enfermeiros formação de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional que contribua para a excelência do atendimento assistencial e apoio à pessoa com alterações da integridade cutânea, melhorando a qualidade de vida tanto dos doentes como da família.

Objectivo Geral

Capacitar os Enfermeiros com competências técnicas e humanas específicas e adequadas ao cuidado holístico e autónomo da pessoa com ferida, com base no conhecimento científicamente fundamentado e actual.

Objectivos Específicos

Disponibilizar um corpo de conhecimentos que contribuam para a tomada de decisão dos Enfermeiros e que fundamentem a sua prática no que respeita à prevenção e tratamento de feridas.

Reflectir sobre as experiências da prática clínica, analisando decisões e identificando resultados à luz de dados provenientes da evidência científica.

Estimular os Enfermeiros a mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de pós-graduação para a sua prática clínica, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.

Fomentar a investigação em Enfermagem no âmbito da prevenção, intervenção e opções terapêuticas das feridas.

Incentivar a participação dos Enfermeiros em projectos científicos mna área do tratamento de feridas.

Plano de Estudos

• ·         Anatomofisiologia da pele e processo de cicatrização.

·         Fundamentos no tratamento de feridas (Aspetos Inerentes: Prática Baseada na Evidência; Opções Terapêuticas.

·         Úlcera Por Pressão.

·         Feridas Agudas.

·         Pé diabético.

·         Úlcera na perna.

·         Queimaduras.

·         Feridas malignas.

·         Dor e Feridas.

·         Nutrição e feridas.

·         Metodologias de Investigação.

·         Prática Clínica em contexto

·         University Conference Model (UCM EWMA) – Opcional EWMA 2018

ewma2018

Workshops

• ·         Oxigénio hiperbárico (Visita ao Centro de Medicina Sub-Aquática e Hiperbárica)

·         Estomaterapia.

·         Terapia compreensiva para úlcera de perna e linfedema

·         Terapia Tópica Negativa.

·         Suturas e Desbridamento Cortante (parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa)

·         Terapias Não Convencionais.

·         Gestão da Dor na Pessoa Portadora de Feridas

·         Gestão do Pé Diabético (Moldes e Palmilhas)

O Curso tem a duração de 1 ano, 750 horas totais, 30 ECTS.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Documentos necessários à Candidatura

• Fotocópia do Certificado de Licenciatura
  • Curriculum Vitae resumido (Modelo Europeu)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade (ou outros documentos identificativos)
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão da Ordem dos Enfermeiros (Nacional)
  • 1 Fotografia tipo passe (com fundo branco).

Cartaz Feridas apoios

Patrocínio:

Logo Hartmann

Emolumentos*

Candidatura

€50,00

€150,00 x 10 meses

Outras Modalidades de Pagamento

Consultar o Departamento de
Formação Pós-Graduada em Saúde

*(Este Curso de Pós-Graduação só funciona com um número mínimo de 20 participantes).

bt candidatura candidatura-pos-graduacao

Se desejar receber informações sobre esta ou outras iniciativas de Formação Pós Graduada, por favor envie-nos o seu E-mail para posgrad@esesfm.pt.

De acordo com a legislação em vigor, o subscritor deste serviço gratuito de informação, tem permanente possibilidade de aceder aos seus dados e alterá-los ou eliminá-los. Tem igualmente a garantia de que o seu endereço electrónico jamais será cedido ou partilhado com qualquer outra Instituição ou serviço.

"Sou melhor por vossa causa. Obrigada!"

Micaela