Portuguese English French Spanish

Sample icon1 e-Learning

Projecto Obrigado Mãe

Apresentação do Projecto

A saúde materno-infantil constitui um dos principais indicadores de desenvolvimento e da qualidade de vida das populações, tendo consequências directas nas gerações futuras. Por essa razão, a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna constituem dois dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, estipulados pelas Nações Unidas.

Angola continua a apresentar um quadro de saúde muitíssimo preocupante, sendo um país em que a taxa de fecundidade é de 6,9 filhos por mulher, a percentagem de nascimentos assistidos por pessoal de saúde qualificado está estimada em apenas 47%, o que determina taxas de mortalidade materna muito acima da média regional e continental.

A FEC, com a Caritas de Angola, e com o apoio de parceiros de Portugal, entre os quais IPAD-CICL e a Fundação Calouste Gulbenkian, foi realizado um Diagnóstico e Estudo Estratégico das infraestruturas, recursos humanos e tipologia de serviços de saúde, identificando, assim, como as duas maiores carências: a insuficiência e falta de competências de formação dos recursos humanos de saúde e o défice na gestão dos serviços.

O Projecto Obrigado Mãe - Núcleo de Recursos de Formação do Centro Materno-Infantil N. Sra. da Graça aposta em dois objectivos complementares:

  • Melhorar a prestação de cuidados de saúde materno-infantil de recursos humanos de saúde nas províncias de Benguela, Huambo e Bié.
  • Melhorar a gestão e a sustentabilidade das unidades de saúde alvo nas províncias de Benguela, Huambo e Bié.

Apostando na continuidade e consolidação da formação permanente de 70 Enfermeiros e Parteiras das províncias de Benguela, Huambo e Bié através de estágios no CMI-NSG, o projecto alarga também a seu público-alvo a 54 estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

O Projecto Obrigado Mãe conta com assessoria científica da ESESFM e estabelece uma nova colaboração com a Universidade Jean Piaget - Polo Benguela.

No âmbito da gestão em saúde, o projecto aposta também na continuação da formação e acompanhamento dos gestores de unidades de saúde.

Ao proporcionar a Profissionais de Saúde um Núcleo de Recursos sedeado no CMI-NSG assim como a oportunidade de estagiar e apreender boas práticas numa unidade sanitária que se tem vindo a revelar como referência entre as unidades de saúde da Igreja Católica em Benguela, o Projecto Obrigado Mãe vem trazer benefícios reais e necessários, quer para os grupos-alvo (actuais e futuros profissionais de saúde) que para as unidades de saúde onde exercem ou virão a exercer actividade e, em última análise, para os utentes dessas mesmas unidades. Essas mais-valias, traduzidas num reforço de conhecimentos científicos, conciliação da teoria com a prática, troca de experiências e boas práticas entre unidades de saúde e instituições académicas, terão impactos duradouros na prestação de cuidados de saúde materno-infantil às populações das províncias de Benguela, Huambo e Bié.

 

Duração do Pojecto

36 meses: de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2016.

 

A participação da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

A ESESFM é parceira no projecto Obrigado Mãe, enquanto coordenadora pedagógico-científica, dando continuidade e consolidação da formação permanente de 70 enfermeiros e parteiras das províncias de Benguela, Huambo e Bié, levado a cabo desde 2012, no âmbito do projecto Forvida.

 

Entidades Envolvidas

 

Portefólio do Estágio de Estudantes Portuguesas

 

Testemunhos

 "Sou melhor por vossa causa. Obrigada!"

Micaela
18º Curso de Licenciatura em Enfermagem

 
Certificação - União das Misericórdias Portuguesas