Portuguese English French Spanish

Sample icon1 e-Learning

Projecto Obrigado Mãe

Apresentação do Projecto

A saúde materno-infantil constitui um dos principais indicadores de desenvolvimento e da qualidade de vida das populações, tendo consequências directas nas gerações futuras. Por essa razão, a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna constituem dois dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, estipulados pelas Nações Unidas.

Angola continua a apresentar um quadro de saúde muitíssimo preocupante, sendo um país em que a taxa de fecundidade é de 6,9 filhos por mulher, a percentagem de nascimentos assistidos por pessoal de saúde qualificado está estimada em apenas 47%, o que determina taxas de mortalidade materna muito acima da média regional e continental.

A FEC, com a Caritas de Angola, e com o apoio de parceiros de Portugal, entre os quais IPAD-CICL e a Fundação Calouste Gulbenkian, foi realizado um Diagnóstico e Estudo Estratégico das infraestruturas, recursos humanos e tipologia de serviços de saúde, identificando, assim, como as duas maiores carências: a insuficiência e falta de competências de formação dos recursos humanos de saúde e o défice na gestão dos serviços.

O Projecto Obrigado Mãe - Núcleo de Recursos de Formação do Centro Materno-Infantil N. Sra. da Graça aposta em dois objectivos complementares:

  • Melhorar a prestação de cuidados de saúde materno-infantil de recursos humanos de saúde nas províncias de Benguela, Huambo e Bié.
  • Melhorar a gestão e a sustentabilidade das unidades de saúde alvo nas províncias de Benguela, Huambo e Bié.

Apostando na continuidade e consolidação da formação permanente de 70 Enfermeiros e Parteiras das províncias de Benguela, Huambo e Bié através de estágios no CMI-NSG, o projecto alarga também a seu público-alvo a 54 estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

O Projecto Obrigado Mãe conta com assessoria científica da ESESFM e estabelece uma nova colaboração com a Universidade Jean Piaget - Polo Benguela.

No âmbito da gestão em saúde, o projecto aposta também na continuação da formação e acompanhamento dos gestores de unidades de saúde.

Ao proporcionar a Profissionais de Saúde um Núcleo de Recursos sedeado no CMI-NSG assim como a oportunidade de estagiar e apreender boas práticas numa unidade sanitária que se tem vindo a revelar como referência entre as unidades de saúde da Igreja Católica em Benguela, o Projecto Obrigado Mãe vem trazer benefícios reais e necessários, quer para os grupos-alvo (actuais e futuros profissionais de saúde) que para as unidades de saúde onde exercem ou virão a exercer actividade e, em última análise, para os utentes dessas mesmas unidades. Essas mais-valias, traduzidas num reforço de conhecimentos científicos, conciliação da teoria com a prática, troca de experiências e boas práticas entre unidades de saúde e instituições académicas, terão impactos duradouros na prestação de cuidados de saúde materno-infantil às populações das províncias de Benguela, Huambo e Bié.

 

Duração do Pojecto

36 meses: de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2016.

 

A participação da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

A ESESFM é parceira no projecto Obrigado Mãe, enquanto coordenadora pedagógico-científica, dando continuidade e consolidação da formação permanente de 70 enfermeiros e parteiras das províncias de Benguela, Huambo e Bié, levado a cabo desde 2012, no âmbito do projecto Forvida.

 

Entidades Envolvidas

 

Portefólio do Estágio de Estudantes Portuguesas

 

Testemunhos

 "Obrigado pelo apoio no caminho e por manter firme o nosso objectivo maior na Enfermagem, o Cuidar na sua Excelência."

Carla
3º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

 
Certificação - União das Misericórdias Portuguesas